ComediaMaker
Faça Login e conecte-se!!!

Ainda nao é membro?
Registre-se logo e faça parte
dessa Bagaça!!




Múltiplos Tilesets

Ir em baixo

Dispondo Múltiplos Tilesets

Mensagem por Diogo Pegasus em Dom Mar 06, 2011 10:15 am

Nome: Tilesets Múltiplos
Autor: poccil
Descrição:
Um sistema de Tiles incrível que permite adicionar muitos tiles no seu
jogo, definir passagens para cada um e ainda possuí as funções balcão e
terreno do RMXP ^^

Download da Demo: http://upokecenter.com/projects/multipletilesets.zip
Download da Demo (Mirror): http://www.4shared.com/file/LA5m_gZP/Multiple_Tilesets.html

Vamos ao tutorial:

1o- Baixe a demo, nela têm arqivos necessários para o funcionamento do sistema.

2o
- Copie todos os arquivos do sistema para um projeto jogável (não
substitua a pasta Data e Graphics, apenas copie o conteúdo para as
pastas respectivas).

3o - Cole o script "TilemapRuntime" acima do main no editor de scripts (o script está em um arquivo de texto na demo).

4o
- Crie uma pasta com o nome de "Tilesets" dentro da pasta Graphics do
projeto. Pegue alguns tilesets e coloque na pasta que acabamos de criar.

5o - Abra o projeto e crie dois mapas, salve e feche o projeto.

6o - Execute o "TilesetEditor.exe". Você vai ver duas opções:

Edit map´s tileset
Edit Tileset


O
Edits Tileset para criar um novo Tileset, ou alterar um existente. Um
Tileset é contituído por nove imagens: TileA1, A2, A3, A4, A5, B, C, D e
E. Clicando nessa opção aparece outra janela com as opções Defalt e [New Tileset]

Clicando
em [New Tileset] você pode selecionar os tiles que estão dentro da
pasta Tilesets e criar um no Tileset. Após escolher os tiles, você pode
renomear o Tileset usando a opção "Rename" e definir as passagens indo
em Set Passages.

No Set Passages, você pode
definir qual tile é passável e qual não é. Apertando F5 você pode
configurar o próximo tile e apertando F6 você altera a ferramenta que
define os tiles. Vejamos quais são:

- Os "x", "o" e a "estrelinha" são os mesmos do RMVX, onde você define se o tile é não-passável, passável ou passável por trás.

- O Bush Editor
define quais são os tiles de grama, ou seja, aquele que uma parte do
char fica meio transparente, dando impressão de que você está em grama
alta.

- O Counter Editor é onde são definidos quais tiles são de balcão.

- O Terrain Tag Editor eu não tenho certeza, mas acho que é o editor de terrenos, como o do RPG Maker XP.

Após configurar as passagens e o resto dos Tiles, pressione ESC e salve até voltar a primeira tela.

A opção Edit Map´s Tileset
é onde você define qual o Tileset que será usado em cada mapa do jogo.
Fazendo um teste, selecione o mapa dois, clique sobre ele e vá na opção Choose Tileset. Escolha o Tileset que você configurou, de ESC e salve até voltar na primeira tela. Agora saia do TilesetEditor
e veja os dois mapas de seu projeto (crie um teleporte no primeiro para ir pro segundo) e veja só: os tiles são diferentes! ^^

É
isso aí, o TilesetEdior é isso que você viu. Recomendo usar no seu
projeto. Só tem um pequeno problema nele: sempre que você vai fazer um
mapa onde os tiles mudam, você terá que usar um outro projeto com aquele
conjunto de tiles, porque o RMVX não suporta ler nem mesmo com o
TilesetEditor a imagem dos Tiles. Isso não é falha do script e sim, uma
limitação (aliás uma droga de limitação) do RMVX.

Ahhhh, terminou
o tutorial! Espero ver isso sendo usado nos projetos de RMVX que vêm
por aí! Não tenham preguiça, se você quer fazer um jogo, faça direito
:X

Créditos: poccil, criador;
Rafidelis, disponibilizou na ReinoRPG;
Silver Link, por disponibilizar na MRM e criar esse tutorial enorme

______________________________________________________________________________
avatar
Diogo Pegasus
Marechal do CM
Marechal do CM


Mensagens : 1139
Comédia Grana : 5173
Créditos : 20
Humor : O Google é meu pastor e nada me faltará

Ver perfil do usuário http://comediamaker.forumeiro.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum