[mini-game]Espionagem, passar sem ser visto.
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[mini-game]Espionagem, passar sem ser visto.
Rpg maker: Qualquer um, mas eu fiz no 2000. EM PORTUGUÊS
Nível: Medio, exige um certo conhecimento de variaveis, forks e coordenadas.
Obs: Eu estou tendo problemas para usar o BBCode, portanto eu coloquei o link do imageshack embaixo dos spoilers, para servir de ajuda para o caso de alguem também estar tendo problemas em visualizar imagens ou abrir os spoilers.
Bom, esse tutorial, consiste em fazer você passar por guardas quando eles não estiverem olhando, é relativamente simples, somente um ou dois eventos tem comandos, mas quem não sabe nada sobre variavel e coordenadas, pode se perder, mas mesmo se não souber pode conseguir fazer
Alguem aqui ja jogou final fantasy 7? Se sim, na torre da shinra, você tem que passar por guardas, é isso que vou mostrar.
Não jogou? Se mata, ou ve o video abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=uAWTkkO8Xo4
Tem um gringo dando uma narrada bem tosca, mas é pra verem o que é o sistema, pulem logo para o minuto 6:38 e vejam a partir dai, vão entender(lembrando que, o que vou mostrar é apenas a parte do principal, o que vc manda os outros irem não vou mostrar aqui).
Vamos ao tutorial.
Primeiramente, reparem na imagem abaixo, é o mapa do evento, ignorem a qualidade do mapa, é só pra mostrar o evento mesmo.
Na imagem acima, tem quatro guardas, dois são lentos e dois são mais rapidos, IGNOREM OS RAPIDOS, só vou fazer dos lentos.
Bom, na linha vermelha, tem eventos sem nada, apenas para o personagem não passar. estão só em condição para executar: pressionar tecla >> posição: mesmo nivel que o heroi.
No evento do guarda, renomeie os 2 guardas, você apenas vai colocar uma rota pre-definida, indo pra um lado e pro outro, olhando pra baixo, repetindo o movimento. abaixo a rota do primeiro guarda, o da esquerda.
Pro da direita, só substitui quando ele anda pra esquerda, coloca pra direita, e vice-verso.
Bom, no evento do circulo amarelo na imagem, não é nada, é apenas uma msg em inicio automatico que coloqueiquando entra no mapa, ai fica a seu criterio fazer ou não.
No evento do circulo verde, o mais importante e mais complicado, leia com atenção essa parte.
Primeiramente crie uma variavel, coloque o nome de Coordenada X(ou algo do genero), em operação, deixe em definir, no operador, vai em evento, heroi, Coordenada X, como na imagem abaixo:
Bom, agora você precisa saber um pouco sobre coordenadas, vai nos tiles da linha azul(a linha da esquerda primeiro), vai selecionando um a um, devagar, e perceba que embaixo tem 2 numeros, certo? quando você passa os eventos, um dele vai mudando, e o da esquerda não muda, essa é a coordenada X, lembre desse numero que não muda, não esqueça.
Volte pro evento do quadrado verde, crie uma Fork(terceira aba, quinta opção da direita, de cima para baixo). Dentro dela escolha a opção variavel, coloque a variavel que você criou, embaixo, coloque o numero que você memorizou. deixe em igual e DESMARQUE a opção la embaixo. como na imagem abaixo.
IMPORTANTE: Na imagem acima, o meu numero está nove, DEIXE O QUE VOCÊ MEMORIZOU, cada mapa tem sua coordenada em cada lugar, o meu é nove, o seu provavelmente é outro...
Bom, continuando, agora crie outra fork, dentro da fork que você ja criou, agora vá na segunda aba da fork, em Evento, escolha o evento de um dos quardas que você criou, na direção da face, deixe baixo, ou seja, quando o guarda olhar para baixo(desmarque a opção de baixo denovo) e dentro dessa fork do guarda coloque um game over, uma mensagem, qualquer coisa que você quiser quando o seu personagem for pego tentando passar. Não vou postar imagem desse evento, por que é bem simples se vc ja fez a fork da variavel.
Ainda dentro da fork da variavel crie essa mesma fork de evento, olhando para baixo, mas dessa vez, coloque o evento de outro guarda. Seu evento deverá estar mais ou menos na imagem.
Coloquei um palavrão mesmo pra chama atenção, perdão xD.
Bom, agora, volte para o mapa, lembra que tem dus linhas azuis? Pegue o primeiro numero da coordenada da outra linha, lembre o numero.
Agora volte para o evento do circulo verde, Copie todas as 3 forks, a da variavel e dos guardas, cole ele logo baixo de tudo, então só mude o numero da fork da variavel para o outro numero que você criou. LEMBRANDO QUE O EVENTO DO CIRCULO VERDE TEM QUE ESTAR EM PROCESSO PARALELO.
Pronto, terminado, teste e vai ver a mensagem, agora coloque uma mensagem, um game over o que quiser.
Lembra dos outros 2 guardas? Os guardas mais rapidos? agora faça sozinho o deles, lembrando que você pode usar a mesma variavel, mas faça em outro evento em processo paralelo.
FIM_______________________________
Bom, é isso, ficou meio grande por que eu quis explicar tudo direitinho, espero que consigam e que sirva para vocês, como disse não é algo muito dificil e é bem bacana.
Eu uso o rpg maker 2000 que é meu preferido, no 2k3 eu também pode ser util, no XP/VX provavelmente vão ter scripts que tornam o tutorial inutil.
Qualquer duvida me fala aqui, adiciona no msn ou me manda um e-mail para: igor_bleed@hotmail.com
Espero ter ajudado, abraços.
Nível: Medio, exige um certo conhecimento de variaveis, forks e coordenadas.
Obs: Eu estou tendo problemas para usar o BBCode, portanto eu coloquei o link do imageshack embaixo dos spoilers, para servir de ajuda para o caso de alguem também estar tendo problemas em visualizar imagens ou abrir os spoilers.
Bom, esse tutorial, consiste em fazer você passar por guardas quando eles não estiverem olhando, é relativamente simples, somente um ou dois eventos tem comandos, mas quem não sabe nada sobre variavel e coordenadas, pode se perder, mas mesmo se não souber pode conseguir fazer
Alguem aqui ja jogou final fantasy 7? Se sim, na torre da shinra, você tem que passar por guardas, é isso que vou mostrar.
Não jogou? Se mata, ou ve o video abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=uAWTkkO8Xo4
Tem um gringo dando uma narrada bem tosca, mas é pra verem o que é o sistema, pulem logo para o minuto 6:38 e vejam a partir dai, vão entender(lembrando que, o que vou mostrar é apenas a parte do principal, o que vc manda os outros irem não vou mostrar aqui).
Vamos ao tutorial.
Primeiramente, reparem na imagem abaixo, é o mapa do evento, ignorem a qualidade do mapa, é só pra mostrar o evento mesmo.
- Spoiler:
Na imagem acima, tem quatro guardas, dois são lentos e dois são mais rapidos, IGNOREM OS RAPIDOS, só vou fazer dos lentos.
Bom, na linha vermelha, tem eventos sem nada, apenas para o personagem não passar. estão só em condição para executar: pressionar tecla >> posição: mesmo nivel que o heroi.
No evento do guarda, renomeie os 2 guardas, você apenas vai colocar uma rota pre-definida, indo pra um lado e pro outro, olhando pra baixo, repetindo o movimento. abaixo a rota do primeiro guarda, o da esquerda.
- Spoiler:
Pro da direita, só substitui quando ele anda pra esquerda, coloca pra direita, e vice-verso.
Bom, no evento do circulo amarelo na imagem, não é nada, é apenas uma msg em inicio automatico que coloqueiquando entra no mapa, ai fica a seu criterio fazer ou não.
No evento do circulo verde, o mais importante e mais complicado, leia com atenção essa parte.
Primeiramente crie uma variavel, coloque o nome de Coordenada X(ou algo do genero), em operação, deixe em definir, no operador, vai em evento, heroi, Coordenada X, como na imagem abaixo:
- Spoiler:
Bom, agora você precisa saber um pouco sobre coordenadas, vai nos tiles da linha azul(a linha da esquerda primeiro), vai selecionando um a um, devagar, e perceba que embaixo tem 2 numeros, certo? quando você passa os eventos, um dele vai mudando, e o da esquerda não muda, essa é a coordenada X, lembre desse numero que não muda, não esqueça.
Volte pro evento do quadrado verde, crie uma Fork(terceira aba, quinta opção da direita, de cima para baixo). Dentro dela escolha a opção variavel, coloque a variavel que você criou, embaixo, coloque o numero que você memorizou. deixe em igual e DESMARQUE a opção la embaixo. como na imagem abaixo.
- Spoiler:
IMPORTANTE: Na imagem acima, o meu numero está nove, DEIXE O QUE VOCÊ MEMORIZOU, cada mapa tem sua coordenada em cada lugar, o meu é nove, o seu provavelmente é outro...
Bom, continuando, agora crie outra fork, dentro da fork que você ja criou, agora vá na segunda aba da fork, em Evento, escolha o evento de um dos quardas que você criou, na direção da face, deixe baixo, ou seja, quando o guarda olhar para baixo(desmarque a opção de baixo denovo) e dentro dessa fork do guarda coloque um game over, uma mensagem, qualquer coisa que você quiser quando o seu personagem for pego tentando passar. Não vou postar imagem desse evento, por que é bem simples se vc ja fez a fork da variavel.
Ainda dentro da fork da variavel crie essa mesma fork de evento, olhando para baixo, mas dessa vez, coloque o evento de outro guarda. Seu evento deverá estar mais ou menos na imagem.
- Spoiler:
Coloquei um palavrão mesmo pra chama atenção, perdão xD.
Bom, agora, volte para o mapa, lembra que tem dus linhas azuis? Pegue o primeiro numero da coordenada da outra linha, lembre o numero.
Agora volte para o evento do circulo verde, Copie todas as 3 forks, a da variavel e dos guardas, cole ele logo baixo de tudo, então só mude o numero da fork da variavel para o outro numero que você criou. LEMBRANDO QUE O EVENTO DO CIRCULO VERDE TEM QUE ESTAR EM PROCESSO PARALELO.
Pronto, terminado, teste e vai ver a mensagem, agora coloque uma mensagem, um game over o que quiser.
Lembra dos outros 2 guardas? Os guardas mais rapidos? agora faça sozinho o deles, lembrando que você pode usar a mesma variavel, mas faça em outro evento em processo paralelo.
FIM_______________________________
Bom, é isso, ficou meio grande por que eu quis explicar tudo direitinho, espero que consigam e que sirva para vocês, como disse não é algo muito dificil e é bem bacana.
Eu uso o rpg maker 2000 que é meu preferido, no 2k3 eu também pode ser util, no XP/VX provavelmente vão ter scripts que tornam o tutorial inutil.
Qualquer duvida me fala aqui, adiciona no msn ou me manda um e-mail para: igor_bleed@hotmail.com
Espero ter ajudado, abraços.
Re: [mini-game]Espionagem, passar sem ser visto.
Muito legal este minigame, talvez usarei no jogo que estou terminando de criar!!!
Sobre o problema com as imagens , já vou explicar porque esta dando isso
Sobre o problema com as imagens , já vou explicar porque esta dando isso
Re: [mini-game]Espionagem, passar sem ser visto.
não sabia fazer isso não agora ja sei vlws me ajudou muito!!!
para aumentar a velocidade do guarda é só aumentar a frequencia do guarda,a frequencia esta perto de onde tem a rota
obs:pra ver a tarja preta e so selecionar com o mouse
flws.
para aumentar a velocidade do guarda é só aumentar a frequencia do guarda,a frequencia esta perto de onde tem a rota
obs:pra ver a tarja preta e so selecionar com o mouse
flws.
naur- Soldado do CM
- Mensagens : 26
Comédia Grana : 5103
Créditos : 1
Re: [mini-game]Espionagem, passar sem ser visto.
axo q to vo posta uma aki
oia aki uma:
(Rober na rua XD )
estava na comunidade do orkut:las aventurietas del robercleiton turbo
flws
oia aki uma:
(Rober na rua XD )
estava na comunidade do orkut:las aventurietas del robercleiton turbo
flws
naur- Soldado do CM
- Mensagens : 26
Comédia Grana : 5103
Créditos : 1
Re: [mini-game]Espionagem, passar sem ser visto.
Olha o Robercleiton ae!!!!!!!!.
Parece que esta dando problema só com o Wbleed
Parece que esta dando problema só com o Wbleed
Re: [mini-game]Espionagem, passar sem ser visto.
É, antigamente tava dando erro, agora eu sei la como, ta funcionando xD
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