[Tutoriais]Conversas mais dinamicas.
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[Tutoriais]Conversas mais dinamicas.
Este é um tutorial simples, provavelmente a maoria ja sabe, mas que deixa o seu jogo mais legal, são conversas mais dinamicas, com falas aleatoreas, insistencia, etc...
Eu tentei fazer sozinho, mas se você procurar vai achar um tutorial parecido por alguns lugares, por ja existir esses sisteminhas.
Não vou utilizar screens pois são simples, lembrando que uso o rpg maker 2000, em português, portanto o tutorial será baseado nele.
1.Falas aleatórias:
2.Insistindo ate falar algo diferente.
3.Situações usando o timer.
Por enquanto é só, são bem simples, acho que nem precisava ensinar tão ao pé da letra, mas de qualquer modo ta ai.
Mais tarde vo editar o post colocar mais tipos de mensagens, agora estou sem tempo mesmo, foi mal =/
Espero que gostem(e utilizem)...
Eu tentei fazer sozinho, mas se você procurar vai achar um tutorial parecido por alguns lugares, por ja existir esses sisteminhas.
Não vou utilizar screens pois são simples, lembrando que uso o rpg maker 2000, em português, portanto o tutorial será baseado nele.
1.Falas aleatórias:
- Spoiler:
- Crie um evento com uma pessoa(condição pressionar tecla, mesmo nivel que o heroi);
Faça uma variavel, coloque o nome de fala aleatória ou qualquer nome que o faça lembrar, em operação deixe Definir, em operador coloque Aleatório(a quarta opção), coloque o primeiro numero 1, depois o numero de possiveis mensagens podem ser ditas, 3 por exemplo, deixarão ate 3 opções de falas diferentes;
Crie uma Fork(condição para executar o comando) para cada fala diferente que você pretende fazer;
Na primeira fork, você coloca em variavel, seleciona a variavel que você criou, no numero você coloca o numero 1, deixe igual e desmarque a opção de executar comandos.
Nas outras forks, faça a mesma coisa, mas mudando o numero, ate atingir o numero que colocou na variavel anteriormente, se colocou de 1 ate 3, faça 3 forks com numeros de 1 a 3;
Dentro das forks faça mensagens diferentes.
Pronto, só testar, toda vez que falar com o personagem ele falará alguma mensagem aleatoria.
2.Insistindo ate falar algo diferente.
- Spoiler:
- Nesse faz o personagem ter que falar com npc um numero determinado de vezes, falando uma outra mensagem logo após isso(parece embolado, mas na explicação descomplica ^^).
Crie um evento de uma pessoa;
Crie uma variavel, nome que quiser, em operação deixe marcado a opção "+", operador definido como 1;
Crie uma fork, escolha a variavel que você criou, no numero coloque a quantidade de vezes que quer que fale ate soltar outra mensagem, embaixo coloque " >=igual ou maior que", não esqueça de deixar a opção de executar comandos MARCADA;
Dentro da fork crie a mensagem que quer após insistir, por exemplo coloque a mensagem: "tudo bem, a chave está no banco";
na opção senão coloque uma mensagem: "Não sei onde está a chave".
Pronto, está terminado. só para lembrar, se não colocar a mensagem que vai repetir ate atingir o numero na parte do senão na fork, após as tentativas o npc vai soltar as 2 mensagens seguidas.
3.Situações usando o timer.
- Spoiler:
- Esse faz o personagem ter que pegar um item em determinado tempo.
Vou fazer que tem que pegar um livro em 30 segundos, senão a menininha vai embora sem você.
Primeiro vamos ao timer, faça um evento em processo paralelo e nele coloque a opção administrar timer(embaixo de variavel), coloque Definir tempo, 30 segundos e de ok;
Novamente vá em adm. timer, dessa vez em iniciar(as opções abaixo fica a seu gosto), e de ok;
Va em aguardar e de um tempo de 300(equivalente a 30 segundos);
Crie uma switch, com o nome de "não pegou o livro", ou qualquer outro que lembre.
Cie um evento de um livro para que quando pegue vire um item chamado livro, depois faça uma switch para não pegar varios livros.
Agora no evento da menina crie 3 abas(ou paginas, como preferir ^^), na primeira aba, coloque apenas uma mensagem tipo essa:"por favor, pegue meu livro".
Na segunda aba, coloque marcado o item do livro na condição para surgir o evento(igual a switch, só que coloque o item).
Va nos eventos(ainda na menina), crie uma fork, deixe em timer, coloque 20 segundos, com "> ou = a(maior ou igual a)", e deixe marcado o quadrado debaixo.
Dentro da fork, crie uma mensagem dela falando:"nossa, foi rapido", vá em timer e coloque em parar, logo depois crie um switch com o nome de "deu o livro", no senão coloque ela falando: "nossa, demorou heim", com o timer em parar e também crie o mesmo switch.
Na terceira aba do evento da menina, deixe acionado a switch que criou no evento do timer, a switch "não pegou o livro", não esqueça de tirar o grafico do mapa da menina.
Voltando ao evento do timer, crie uma nova aba;
Nessa aba que criou, deixe marcado a switch(deu o livro), e não coloque nada, fiz esse switch para não continuar o timer se voltar, precaução ^^.
Pronto, é isso. Nesse evento tem 3 situações:
1. você entrega o livro em menos de 10 segundos e ela o elogia por que foi rapido.
2. Você entrega entre 10 e 30 segundos e ela reclama que você demorou pra pegar o livro(malandra folgada ^^).
3. Você não entrega o livro e ela vai embora.
É um evento simples, mas que pode ser utilizado em diversas situações, por exemplo no naruto, pode fazer como no naruto shippuuden(no accel 2 tem um evento parecido), quando o kabuto está doente e o naruto tem que pegar uma flor rara la do deserto pra curar ele, entre outros.
Por enquanto é só, são bem simples, acho que nem precisava ensinar tão ao pé da letra, mas de qualquer modo ta ai.
Mais tarde vo editar o post colocar mais tipos de mensagens, agora estou sem tempo mesmo, foi mal =/
Espero que gostem(e utilizem)...
Re: [Tutoriais]Conversas mais dinamicas.
Belo tutorial,se algum dia eu for criar um jogo no RPG Maker 2000 eu utilizarei ete sistema
Re: [Tutoriais]Conversas mais dinamicas.
KER DIZER Q É SÓ PRA 2000?
mas oks,mto bom vou testar +C.
FLWS
mas oks,mto bom vou testar +C.
FLWS
Darkkyn- General do CM
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