[Dicas]Como enriquecer seu jogo.
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[Dicas]Como enriquecer seu jogo.
Infelizmente não é como enriquecer com seu jogo, é para deixar o jogo mais bacaninha.
Não sou nenhum especialista em rpg maker mas acho que pode ajudar as pessoas nos projetos, são coisas que algumas vezes passam ate despercebidas. ^^
Leia tudo e veja se algum é util para você, se pode ajudar você em seu jogo, que é o objetivo desse "tutorial".
Algumas dessas dicas não precisam ser levadas em considerações se for jogo de comédia, mas a maioria eu acredito que são uteis.
Não sou nenhum especialista em rpg maker mas acho que pode ajudar as pessoas nos projetos, são coisas que algumas vezes passam ate despercebidas. ^^
Leia tudo e veja se algum é util para você, se pode ajudar você em seu jogo, que é o objetivo desse "tutorial".
- Spoiler:
- *Ter em mente qual a epoca do jogo, seja ele medieval, futurista, atual, vampire, fangame, etc...
1-Depois da época, pense nos personagens, no que motivam ele. O heroi não vai matar o temivel mago
das trevas pq ele tava afim, nem o mago das trevas está destruindo tudo por que ele estava
entediado.
2-Fuja dos clichês. Salvar a princesa do dragão ja está um pouco fora de moda...
3-Pense no final do jogo depois do seu personagem principal, pense em toda a historia antes do
primeiro mapa, não vá fazendo tudo que acha legal, vai ficar sem sentido.
4-Use o bloco de notas, word, ou um caderno para colocar suas ideias, desenhe o esboço dos mapas,
prepare tudo antes.
5-Deixe todos os elementos do seu rpg para o epoca do jogo. Se seu jogo é medieval seu personagem
naturalemnte usa poções, se é atual ele pode injetar analgésicos, fangame, algum elemento do
fangame que está fazendo, etc..
6-Quando fazer um mapa, tenha em mente na vida real, em uma montanha, ela NUNCA É RETA,
ela é cheia de caminhos sem saida, lugares para se perder. não coloque árvores uma do lado da outra
nem fazendo um triangulo, nada linear, deixa tudo torto mesmo, é assim que a natureza é.
7-Use varios tipos de arvores, pedras, terrenos, etc... Enriquece o mapa, não deixe nada muito
vazio, se o chipset não oferece muitos arbustos, coloque como um charset.
8-Quando fizer uma casa, faça uma casa. Uma casa, no ménimo, consiste em um quarto, uma cozinha e
um banheiro, não esqueça que todos tem necessidades, não precisa sempre fazer o mapa de um banheiro,
deixe a porta trancada ou o dono não deixando entrar, na cozinha coloque um fogão, geladeira, etc.
Claro que dependendo do tipo do rpg não tem geladeira, fogão e essas coisas, mas é só pensar em
algo para compensar.
9-Faça seus proprios charsets, chipsets e outros "sets", enriquece seu jogo, não deixa ele igual
ao dos outros, mesmo se só ripar, fica melhor do que ser igual ao do seu amigo.
10-Evite erros de português. É claro, todos erramos, assim como provavelmente essas dicas devem ter
algum erro de português, podem ser concertadas se der uma revisada, não faz mal algum olhar uma
palavra no google se não tem certeza como se escreve, o word foi feito pra isso ^^. é melhor escrever
o texto no word antes do que verem tudo errado depois. Faça amizade com correção automatica
11-Pegue ideias de outros jogos, isso mesmo. mas não copie exatamente como é, se você viu um
mapa bacana, refaça ele depois mude, transforme o que você viu em um jogo para o seu. Isso não
inclui só jogos de rpg maker, final fantasy V, IV, e outros são otimos para te dr ideias de eventos,
mapas, etc...
12-Não faça de seu jogo uma rotina, fica chato, parece que é por obrigação, mas mantenha um compromisso
com si mesmo, dia sim dia não fazer algo no jogo, finais de semana, etc.
13-Tenha em mente que demora pra fazer um jogo. Se você ver alguem dizendo que fez o jogo em menos
de uma semana, provavelmente o jogo será bem ruim. tome como exemplo jogos que você acha bom,
ja vi jogos que demoraram anos para fazerem uma demo.
14-Não pergunte para seu amigo que acha tudo lindo, que seu jogo está bom, aquele que sempre diz
"gostei" ou "achei super maneiro" dificilmente vai fazer você progredir, pergunte pra aquele que diz
que está ruim, que falta isso e aquilo, tudo pode ser melhorado e como ja diz o ditado,
"É melhor a crítica de um sábio, a um elogio de um tolo".
Valeu por prestar atenção, espero que tenha ajudado
Algumas dessas dicas não precisam ser levadas em considerações se for jogo de comédia, mas a maioria eu acredito que são uteis.
Re: [Dicas]Como enriquecer seu jogo.
Nossa, estou fazendo meu jogo de forma errada, principalmente os mapas.
Terei que corrigir várias coisas.
Valeu pelos conselhos, Realmente será muito útil pra mim
Terei que corrigir várias coisas.
Valeu pelos conselhos, Realmente será muito útil pra mim
Re: [Dicas]Como enriquecer seu jogo.
Algumas coisas eu vejo raramente em jogos, são esquecidas, ignoradas ou por preguiça o autor não melhora.
É bem chato quando vc não sabe a motivação, o objetivo do personagem. Eu sendo um guerreiro lvl 1, eu acho muito pouco eu querer matar o destruidor do universo de lvl 80 apenas por que ele é mal. Dê o vilão um motivo para ser mal, de ao heroi um motivo para querer seguir em frente.
Eu nunca vi um jogo que tenha um banheiro em cada casa, tudo bem, a maioria são medievais, mas em jogos medievais lembre como faziam suas necessidades.
Itens, poções e outros, eu acho horrivel ter sempre o mesmo potion para tudo, jogo atual, futurista nego tem poção? Poção acredito que seja melhor em medieval. Em um jogo(que não lembro qual) tinha vampiros, e para se curar o item se chamava "pote de sangue", vc não sabe como isso deixou o jogo mais legal.
Clichês é tenso você conseguir não ter nada clichê nele. Mas é legal você refinar ele, "você quer salvar a princesa peach do bowser por que ele roubou ela", não é muito legal.
Agora se "você, mario, precisa a qualquer custo tirar o amor de sua vida das garras do bowser, seu rival que com ela vai conseguir desencadear uma guerra entre os reinos, acabando assim com a economia do mundo e gerar um caos total" eu acho que motiva mais.
É bem chato quando vc não sabe a motivação, o objetivo do personagem. Eu sendo um guerreiro lvl 1, eu acho muito pouco eu querer matar o destruidor do universo de lvl 80 apenas por que ele é mal. Dê o vilão um motivo para ser mal, de ao heroi um motivo para querer seguir em frente.
Eu nunca vi um jogo que tenha um banheiro em cada casa, tudo bem, a maioria são medievais, mas em jogos medievais lembre como faziam suas necessidades.
Itens, poções e outros, eu acho horrivel ter sempre o mesmo potion para tudo, jogo atual, futurista nego tem poção? Poção acredito que seja melhor em medieval. Em um jogo(que não lembro qual) tinha vampiros, e para se curar o item se chamava "pote de sangue", vc não sabe como isso deixou o jogo mais legal.
Clichês é tenso você conseguir não ter nada clichê nele. Mas é legal você refinar ele, "você quer salvar a princesa peach do bowser por que ele roubou ela", não é muito legal.
Agora se "você, mario, precisa a qualquer custo tirar o amor de sua vida das garras do bowser, seu rival que com ela vai conseguir desencadear uma guerra entre os reinos, acabando assim com a economia do mundo e gerar um caos total" eu acho que motiva mais.
Re: [Dicas]Como enriquecer seu jogo.
Vlw aew, vo tenta melhora o meu jogo
Nikelegal- Soldado do CM
- Mensagens : 36
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Maker : RPG Maker VXA
Especialidade : Eventos
Humor : Reerguendo CM
Re: [Dicas]Como enriquecer seu jogo.
valew ae pelas dicas
Cocatrique- General do CM
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Re: [Dicas]Como enriquecer seu jogo.
Valeu pela dica xD
no comesso, quando fui criar o Aventura Maluca, coloquei o Mario que chama ajuda para salvar a princesa, porem, depois desisti, e mudei completamente a história.
e assim criei a atual Aventura Maluca - Os Guardiões do Universo.
^^
mais um crédito!
no comesso, quando fui criar o Aventura Maluca, coloquei o Mario que chama ajuda para salvar a princesa, porem, depois desisti, e mudei completamente a história.
e assim criei a atual Aventura Maluca - Os Guardiões do Universo.
^^
mais um crédito!
Re: [Dicas]Como enriquecer seu jogo.
gostei da parte da economia do mundo,mi fez ri pra kct
Cocatrique- General do CM
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